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Tênis com placa de carbono ou grafeno. O que saber antes de usar?

Sim, já está mais que comprovado que os tênis com placa de carbono ou grafeno são responsáveis por melhorar de 3% à 5% a performance (pace) dos corredores de rua ou pista. A discussão agora é quanto a sua vantagem e os efeitos no dia a dia e condição muscular e osteoarticular para os usuários dessas ferramentas em treinos, competições e desafios.



Segundo o Dr. Gustavo Maximiano, ortopedista especialista em pés e tornozelo da Clínica Orthop de Ribeirão Preto, como é uma tecnologia relativamente nova não tem estudos no longo prazo apontando se há algum tipo de prejuízo aos atletas: “conheço esses tênis e indico para os meus pacientes corredores com dores nos pés por terem mais estrutura e amortecimento, melhorando assim a absorção de energia nos pés”. (http://clinicaorthop.com.br/blog/?/post/39/T%C3%AAnis%20de%20alta%20performance%20podem%20prejudicar%20p%C3%A9s%20e%20tornozelos%20dos%20corredores?)


No entanto, já se tem observado ocasionalmente dores articulares e musculares na região do calcâneo e tornozelos nos indivíduos que utilizam estes tênis diariamente, seja nos treinos ou para passeio.


"Quando se trata de corredores experientes ou iniciantes, vale lembrar que para poder utilizar os tênis com placa de carbono ou grafeno se faz necessária uma preparação e adaptação que vai durar de 60 a 90 dias, podendo ir mais além. Isso evitaria lesões na panturrilha, tornozelos e região plantar." Reforça nosso treinador Harry Thorpe.


Também, segundo nosso treinador Harry Thorpe, "Esta adaptação consiste em treinos de potência específica, mobilidade, fortalecimento específico, pista com progressão de volume, esteira e pliometria, sendo a maior adaptação e fortalecimento baseada em uma corrida com ante-pé (com o mínimo contato do calcanhar no solo). Lembre-se que tênis com placa funciona como uma mola, ao mesmo tempo que a velocidade de reação desta é mais forte e mais veloz, gera uma fadiga muito maior na panturrilha, assim esta musculatura não tem tempo de recuperação ou relaxamento como no uso de tênis com solados convencionais."

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