Os estudos sugerem que mesmo praticantes amadores de triatlo podem se beneficiar ao investir em um capacete mais aerodinâmico.
Como um capacete mais aerodinâmico influencia na melhoria do pedal?
Na redução da resistência ao Ar: Para amadores, essa redução pode traduzir-se em um ganho de tempo e uma melhoria no desempenho, especialmente em provas mais longas.
Economia de Energia: A pesquisa de Underwood et al. (2011) destaca que capacetes aerodinâmicos não só melhoram o desempenho, mas também reduzem o consumo de energia durante o ciclismo.
Benefícios em Diferentes Distâncias: Estudos como o de Martin et al. (2006) e Barry et al. (2015) indicam que a aerodinâmica desempenha um papel importante em distâncias variadas. Segundo Faria et al. (2005), a aerodinâmica é um dos principais fatores que influenciam o desempenho no ciclismo.
Nosso Leader Coach, o Prof. Esp. Harry Thorpe, comenta que "Deve-se pensar em alguns pontos antes de adquirir um capacete que geralmente é superior em tecnologia e preço, são eles: Custo-benefício, conforto e ventilação."
Para te ajudar nisso, seguem algumas estimativas de ganho percentual:
Sprint Triatlo - 20km de ciclismo
- Ganho Percentual: Aproximadamente 1-2%
Triatlo Standard (Olimpico) - 40km de ciclismo
- Ganho Percentual: Aproximadamente 2-3%
70.3 (Meio Ironman) - 90km de ciclismo
- Ganho Percentual: Aproximadamente 3-4%
Ironman - 180km de ciclismo
- Ganho Percentual: Aproximadamente 4-5%
Quanto maior a distância, a utilização de um capacete mais aerodinâmico pode resultar em um ganho de até 5%, traduzindo-se em uma economia de tempo considerável e maior eficiência durante a corrida após o ciclismo.
Estes percentuais são baseados em estudos como os de Martin et al. (2006) e Underwood et al. (2011), que mostram a relação entre a redução de resistência ao ar e a eficiência de ciclismo.
Por exemplo, em um estudo publicado na Journal of Sports Sciences, capacetes aerodinâmicos mostraram uma melhoria de 1-2% para distâncias curtas e um aumento progressivo para distâncias mais longas devido à maior economia de energia acumulada ao longo do percurso.
Conclusão:
Investir em um capacete aerodinâmico pode proporcionar ganhos percentuais significativos no tempo de ciclismo em triatlos de diferentes distâncias, variando de 1-2% em distâncias curtas a 4-5% em provas de longa distância como o Ironman. Estes ganhos podem ser cruciais para melhorar o desempenho e alcançar melhores resultados em competições, como prevenir lesões por reduzir o estresse e o esforço em um determinado volume do ciclismo.
Conhça os principais tipos de capacetes aerodinâmicos disponíveis no mercado:
Capacetes de Contra-Relógio (Time Trial Helmets)
Design: Longos e estreitos, com uma cauda que se estende para trás, proporcionando um perfil aerodinâmico muito eficiente.
Uso: Específicos para provas de contra-relógio e triatlo, onde a posição do corpo é mantida constante.
Benefícios: Máxima redução da resistência ao ar, ideal para provas onde cada segundo conta.
EX.:
Giro Aerohead MIPS: Muito popular entre triatletas e ciclistas de contra-relógio devido ao seu design altamente aerodinâmico.
Specialized S-Works TT: Conhecido pela excelente aerodinâmica e ajuste confortável.
Capacetes de Triatlo
Design: Semelhantes aos capacetes de contra-relógio, mas com melhor ventilação e algumas adaptações para transições rápidas.
Uso: Ideal para triatletas que precisam de aerodinâmica e conforto durante longas distâncias.
Benefícios: Equilíbrio entre aerodinâmica e ventilação, além de facilidade nas transições.
Ex.:
Lazer Wasp Air Tri: Projetado especificamente para triatletas, com uma viseira removível e design aerodinâmico.
Rudy Project Wing57: Com ajuste ergonômico e boa ventilação, ideal para longas distâncias.
Capacetes Aero de Estrada (Aero Road Helmets)
Design: Mais compactos que os capacetes de contra-relógio, com uma forma arredondada e sem cauda longa.
Uso: Versáteis, usados tanto em corridas de estrada quanto em treinos diários.
Benefícios: Combinação de aerodinâmica e ventilação adequada, tornando-os ideais para variadas condições de corrida.
Ex.:
POC Ventral Spin: Combina aerodinâmica e ventilação, popular entre ciclistas de estrada.
Specialized S-Works Evade: Oferece excelente aerodinâmica sem comprometer o conforto e a ventilação.
Capacetes Semi-Aero
Design: Compromisso entre capacetes de estrada tradicionais e aero, com uma forma mais aerodinâmica e aberturas de ventilação otimizadas.
Uso: Para ciclistas que desejam um capacete mais aerodinâmico sem sacrificar o conforto e a ventilação.
Benefícios: Boa aerodinâmica com ventilação aceitável, adequado para várias situações de ciclismo.
Ex.:
Giro Vanquish MIPS: Equilíbrio entre aerodinâmica e ventilação, adequado para várias disciplinas de ciclismo.
Kask Utopia: Conhecido por seu design aerodinâmico e boa ventilação, usado por ciclistas profissionais.
Martin, J. C., Gardner, A. S., Barras, M., & Martin, D. T. (2006). Modeling sprint cycling using field-derived parameters and forward integration. Medicine & Science in Sports & Exercise, 38(3), 592-597.
Underwood, L. A., Kilding, A. E., & Ross, A. (2011). The effect of an aerodynamic helmet on performance and physiological responses during submaximal and maximal cycling. Journal of Sports Sciences, 29(3), 241-248.
Barry, N., Burton, D., Sheridan, J., Brown, N. A. T., & Thompson, M. C. (2015). Aerodynamic performance and riding posture in road cycling and triathlon. Procedia Engineering, 112, 466-471.
Defraeye, T., Blocken, B., Koninckx, E., Hespel, P., & Carmeliet, J. (2011). Computational fluid dynamics analysis of drag and lift of a cyclist. Journal of Biomechanics, 44(12), 2301-2311.
Faria, E. W., Parker, D. L., & Faria, I. E. (2005). The science of cycling: Factors affecting performance – Part 2. Sports Medicine, 35(4), 313-337.
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